Sem categoria

Venda de material de construção cresce 20,9% em abril

Refletindo a forte recuperação da economia e, em especial, a expansão do ramo imobiliário, as vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 20,91% em abril na comparação com o mesmo mês de 2009, segundo dados da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat).

Em relação a março, entretanto, houve um recuo de 8,23%. A queda, segundo a entidade, deve-se à menor quantidade de dias úteis em abril.

Nos quatro primeiros meses de 2010, o setor registrou aumento de 20,31% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009. Para 2010, a expectativa da entidade para a indústria de materiais de construção é de crescimento de 15%.

No mês passado, os materiais básicos foram os que mais venderam, contabilizando 24,9% de alta na comparação com 2009. Já a comercialização de acabamentos cresceu 13,3%. "Esses números são uma clara indicação de que a indústria de materiais já retoma o nível de crescimento pré-crise", afirma Melvyn Fox, presidente da Abramat.

Empregos

Com a continuidade do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para o setor e o aumento do crédito imobiliário, a Abramat aposta na continuidade do crescimento nas vendas.

O número de funcionários contratados pela indústria de materiais de construção cresceu 9,49% em abril de 2010, na comparação com 2009. Em relação a março, houve aumento de 0,53% no total de empregos.

Fonte: Valor