Sem categoria

Governo cubano faz "missões de prevenção" contra mancha de óleo

Cuba realiza "missões de prevenção" contra o vazamento de óleo que se espalha pelo Golfo do México depois da explosão de uma plataforma de petróleo na costa dos Estados Unidos. A mancha já se aproxima de Florida, a 90 milhas da ilha.

Segundo informou nesta sexta-feira (4) o jornal Granma, as ações do governo foram tratadas pelo Conselho de Defesa Nacional em uma reunião celebrada em 29 de maio. O encontro teve a participação do presidente cubano, Raúl Castro — nesta quinta-feira completou 79 anos.

"As missões de prevenção para proteger o país de sequelas de acidentes como o do vazamento de petróleo que hoje se move no Golfo do México ocuparam também a atenção na análise destes tópicos da Defesa Civil", escreveu o periódico.

Raúl, que assumiu em 2008 o cargo antes ocupado por seu irmão Fidel Castro, apelou à busca de soluções aos "complexos assuntos econômicos". Segundo o presidente, é preciso incrementar a capacidade defensiva do país "não só em tempo de guerra — mas também ante desastres naturais".

Embora não tenham relações diplomáticas desde 1961, Estados Unidos e Cuba estão mantendo conversações de trabalho frente ao risco de que o vazamento de óleo no golfo acabe atingindo também a costa da ilha caribenha.

Da Redação, com informações da Ansa