IX Fórum do Forró terá transmissão online
A trajetória de Mestre Zinho, um dos maiores nomes do forró nordestino, será o ponto central da 9ª edição do Fórum do Forró, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o Fórum será transmitido através da internet para todos aqueles que não puderem comparecer ao evento.
Publicado 14/06/2010 08:25 | Editado 04/03/2020 17:20
Para acompanhar em tempo real todas as atividades, que incluem exibição de filmes e documentários, palestras, lançamentos de livros e apresentações culturais, basta acessar o endereço.
De acordo com o diretor de Difusão e Intercâmbio Cultural da Funcaju, Caio Berbert, a transmissão online do evento é uma forma de atrair ainda mais a atenção do público sergipano para os assuntos referentes ao ritmo mais popular do Nordeste. "Desde 2008 nós fazemos a transmissão em tempo real. As pessoas sempre acompanham e interagem bastante. É muito interessante, pois ajuda a disseminar os debates acerca dos principais temas do Fórum", afirma Caio.
Fórum
A abertura do IX Fórum do Forró acontecerá no dia 14, às 18 horas, no Centro de Convenções, com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira. Já no dia 15 as atividades começam às 8 horas e seguem durante toda a manhã. Além de palestras e debates, a programação traz apresentações musicais, exibição de documentário e lançamento de livros sobre forró.
O evento é gratuito e aberto ao público. Todos os anos participam do fórum músicos, artistas, jornalistas, pesquisadores, estudantes e admiradores da cultura nordestina.
Homenagem
Nesta edição, o homenageado será o Mestre Zinho. O compositor alagoano Erivan Alves de Almeida ficou conhecido pelo Brasil como 'Zinho, o Mestre do Forró', e foi escolhido para ser o homenageado no IX Fórum de Forró de Aracaju por seu rico e extenso trabalho em vida.
Disseminando o autêntico forró, o músico compôs canções conhecidas e participou, por oito anos, do famoso grupo ‘Os Três do Nordeste', de Campina Grande. A cada ano, o Fórum atinge cada vez mais pessoas e amplia os debates acerca do forró, para que as tradições se mantenham vivas a cada comemoração junina.
Desde a sua primeira edição, o Fórum já homenageou grandes nomes que deram sua importante contribuição à tradição nordestina. Entre eles, merecem destaque a cantora Clemilda, Jorge de Altinho, Dominguinhos, Sivuca, Marinez e o grande rei do baião Luiz Gonzaga.
Confira a programação:
14 de junho
19h – Abertura: prefeito Edvaldo Nogueira e presidente da Funcaju, Waldoilson Leite
19h30 – Homenagem ao Mestre Zinho, com exibição de documentário.
20h – Depoimentos de Parafuso (integrante do grupo 'Os Três do Nordeste') e Erivaldinho (sanfoneiro do Mestre Zinho nos últimos 7 anos)
20h30 – Debate sobre o homenageado.
21h – Apresentação de Erivaldinho e Trio com músicas do repertório de Mestre Zinho
15 de junho
08h30 – Palestra 'Forró: Origem, seguidores e evolução' – Palestrantes: Expedito Leandro Silva (autor do livro "Forró no Asfalto"), Santanna, o Cantador (cantor, compositor) e Genaro (cantor, compositor e instrumentista, ex-integrante do Trio Nordestino)
10h – Debate sobre o tema da palestra.
10h30 – Lançamento do livro 'Forró no Asfalto' de Expedito Leandro Silva
11h – Apresentação musical 'Genaro & Valquíria'