Sem categoria

Parlamentares aprovam Declaração de Quito em apoio à Unasul

Os presidentes dos parlamentos dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) aprovaram a Declaração de Quito, na qual se comprometem a impulsionar a adoção do Tratado Constitutivo do bloco regional. Os titulares e representantes dos Poderes Legislativos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela decidiram avançar na criação do Parlamento Sul-Americano.

Da Cúpula Parlamentar realizada nesta capital, também participaram os titulares dos Parlamentos Andino, do Mercosul, Latino-americano, indígena e Amazônico, que assinaram a Declaração de apoio à institucionalização do bloco.

Os participantes concordaram que as delegações formadas pelos presidentes dos parlamentos da Venezuela, Equador, Bolívia, Peru e Argentina – que já ratificaram o Tratado que institui a Unasul – devem encorajar o resto dos 12 membros que ainda têm que fazê-lo.

A declaração expressa o forte desejo de avançar na criação do Parlamento Sul-americano, em conformidade com o disposto no artigo 17 do Tratado Constitutivo da Unasul e cujo Protocolo Adicional será submetido a aprovação no segundo dia da cúpula.

Nesta terça-feira, a partir das 9h, se dará a leitura do protocolo adicional que cria o Parlamento Sul-Americano, para sua correspondente aprovação e, em seguida, serão discutidas as questões relativas à cooperação parlamentar no Plano de Trabalho 2010-2011.

A partir das 12h da quarta-feira, serão apresentadas opções para promover uma nova arquitetura financeira regional: Banco do Sul e Sistema Único de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre), antes de instalar a sessão de encerramento.

Na fase final desta cúpula, farão intervenções os presidentes dos parlamentos Amazônico Indígena, do Mercosul, Andino e Latino-americano.

Ontem à noite, o Centro de Convenções Eugenio Espejo estava vestido para proporcionar aos participantes um conjunto de performances típicas do Equador, de gosto artístico refinado em um complexo totalmente reconstruído para acolher eventos de alto nível.