Greve de fome: mais seis entidades manifestam solidariedade

Na carta abaixo, encaminhada a organismos nacionais e internacionais de Direitos Humanos, é feito um pedido a José Eduardo Dutra, presidente do PT, para que respeite as decisões do Encontro Estadual realizado em São Luís nos dias 26 e 27 de março.

Comunicado aos Organismos de Defesa dos Direitos Humanos

Prezados amigos,

Estamos vivendo momentos de grande apreensão no Brasil. Chantageada pelo presidente do Congresso Nacional, o senador José Sarney, a maioria do Diretório Nacional do PT revogou a decisão da secção maranhense de apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino ao governo do Estado e aprovou o apoio à candidatura de Roseana Sarney.

O senador José Sarney comanda uma das mais velhas oligarquias no Brasil e é responsável pelos baixos índices de desenvolvimento humano do seu estado. O Maranhão atualmente é um dos estados brasileiros com os piores indicadores de desenvolvimento humano. Por conta desses indicadores, a família Sarney vem perdendo base política e eleitoral.

Em defesa da decisão do Encontro Estadual do PT de apoiar a candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado e em defesa do projeto do PT de mudança social, três petistas se declararam em greve de fome: o deputado federal Domingos Dutra, a ex-deputada federal Terezinha Fernandes e o líder camponês Manoel da Conceição.

Mais velho entre os fundadores do PT ainda vivos, Manoel da Conceição está com 75 anos, tem diabetes, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2002 que quase o matou e até hoje causa dificuldade na fala. Mané, como é conhecido, teve uma perna amputada quando Sarney era governador. Levou um tiro da polícia e, na cadeia, não recebeu o atendimento médico.

Os três petistas exigem a revogação da decisão tomada pela maioria do Diretório Nacional a pedido do senador José Sarney para favorecer a sua filha, Roseana Sarney. No Maranhão, filiados do PT e militantes dos direitos humanos estão mobilizados na solidariedade a Manoel e os seus companheiros e contra a continuidade da família Sarney no governo do Estado.

A família Sarney tem ocupado e usado importantes cargos da República para favorecer os seus interesses no Estado. No ano passado, a família Sarney conseguiu na Justiça a cassação do governador eleito Jackson Lago. No lugar de Jackson Lago foi empossada a filha do senador José Sarney, Roseana Sarney, derrotada nas urnas nas últimas eleições.

É contra essa violência política praticada no Brasil que Manoel, Dutra e Terezinha estão em greve de fome. É um ato extremo na defesa de bens incalculáveis: sonhos e vidas. Por conta disto, pedimos a solidariedade internacional a esses companheiros e a causa que eles defendem. As conquistas do governo Lula não serão ampliadas com esse tipo de acordo.

Pedimos às organizações nacionais e internacionais que escrevam ao presidente do PT, Eduardo Dutra, ao Presidente de Honra do PT, Luís Inácio Lula da Silva, e a candidata do PT, Dilma Rousseff, pedindo respeito às decisões do Encontro Estadual do PT, que não aceita se submeter aos interesses das oligarquias regionais, e em solidariedade aos companheiros em greve de fome.

Abraços,

União por Moradia Popular
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
CENTRU
Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina
Instituto Trabalho Vivo
FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar