Manoel da Conceição retoma greve de fome

O antigo líder camponês Manoel da Conceição, fundador do PT junto com o presidente Lula, decidiu retomar no início da tarde a greve de fome que deflagou há uma semana junto como deputado Domingos Dutra (PT-MA). Os dois estão no plenário da Câmara e protestam contra a decisão do diretório nacional petista de obrigar o PT do Maranhão a aderir à candiadatura à reeleição da governadora Roseana Sarney(PMDB).

Mané, como é conhecido, tinha voltado a se alimentar na noite de quarta-feira na expectativa de que o PT admitisse rever a decisão do diretório. Mas as negociações não evoluíram e o líder dos trabalhadores rurais desde a década de 1950 decidiu retomar o protesto. Ele é diabético, toma cinco remédios diariamente, inclusive contra pressão alta, e está muito debilitado com o jejum. O líder da bancada petista na Câmara, Fernando Ferro (PE), redigiu uma proposta de acordo com 10 ítens, mas o presidenete do PT, José Eduardo Dutra, nada tinha respondido até o início da tarde.

Domingos Dutra e Manoel da Conceição sugererem que o diretório nacional petista reveja sua decisão da sexta-feira da semana passada e libere os petistas do Maranhão para fazerem a campanha pelo deputado Flávio Dino (PC do B) ao governo, como tinham decidido no encontro estadual há cerca de dois meses, ou para a Roseana Sarney, como quer a cúpula petista e o presidente Lula. Apoiar Roseana é o pagamento do PT e do Planalto ao apoio ao governo e à candidata Dilma Rousseff do pai da governadora, o presidente do Congresso, senador José Sarney (AP).

Fonte: Leonel Rocha – Blog #ComDilma