Convenção Eleitoral de Goiânia aprova Projeto/2010

O Projeto Eleitoral do PCdoB foi aprovado, por unanimidade, na Convenção do partido em Goiânia.

                                                                                                                                                                          
Na manhã deste sábado (19), o Partido Comunista do Brasil – PCdoB realizou sua Convenção Eleitoral de Goiânia no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária, em Goiânia. O evento contou com a participação de seus filiados, militantes e pré-candidatos.

O vice-presidente do PCdoB-GO, Nivaldo Santos abriu os trabalhos falando da importância da luta social, mencionou a seriedade da criação do Estatuto da criança, do idoso e agora mais recentemente, o Estatuto da igualdade racial. Nivaldo enfatizou o significado do PCdoB de Goiás de formar, pela primeira vez, uma chapa própria para Deputado Estadual. “Isso tem um significado muito grande, porque o PCdoB não é só um partido de porte médio, não é só um partido de quadros, mas um partido ligado as grandes questões nacionais, envolvido com categorias e comunidades sociais organizadas.”

Parafraseando o escritor José Saramago, falecido no dia anterior, Nivaldo disse: “Quem enxerga tem mais responsabilidade”. Por isso, segundo o vice-presidente, “quem pensa no futuro para o país, para o nosso povo, para humanidade, tem mais responsabilidade. Essa Convenção está no tempo de compreender que podemos fazer mudanças, que temos a responsabilidade”.

Na ordem dos trabalhos da Convenção, o secretário estadual de organização, Honório Ângelo da Rocha, apresentou sobre a conjuntura nacional e local contextualizando o Projeto Eleitoral debatido em outras atividades comunistas. Segundo ele, o objetivo político final da Convenção de Goiânia é de coesionar a opinião dos militantes que será representado por cerca de 40 cidades, resultado das Convenções municipais para dar uma contribuição maior na Convenção Estadual. “Sábado que vem vamos deliberar sobre candidaturas e coligações. Deveremos decidir sobre o destino do PCdoB nesta fase da luta política que é a eleição de 2010 na Convenção Estadual”, assinalou Honório.

Em suma, o secretário reafirmou que o Programa Socialista para o Brasil, resultado do último Congresso do PCdoB, indica que um novo projeto nacional de desenvolvimento só é possível se houver o destravamento de parte das estruturas de Estado que hoje não permitem que a sociedade avance. Segundo ele, o objetivo é tentar coesionar a opinião do povo, de lideranças no conjunto das reformas democráticas, para buscar aglutinar outras forças nesta luta.

Para explicar o direcionamento do partido no apoio à candidatura de Dilma Rousseff, Honório apresentou que uma das tarefas imediatas do Programa Socialista é dar continuidade no ciclo político, econômico e social iniciado por Lula. “Um novo ciclo foi aberto por Lula nas eleições de 2002, seguindo o raciocínio, entendemos que o nome de Dilma é a continuação deste avanço”.

Sobre a disputa ao governo do Estado, Honório expôs sobre o cenário de conversações e imprecisões dos partidos sobre a coligação majoritária. Sobre o Projeto Eleitoral do PCdoB de Goiás, o secretário de organização, apresentou a proposta de apoio ao candidato a governador pelo PMDB, Iris Rezende.

Em relação a chapa de federal, foi lançado o nome do presidente do PCdoB e vereador de Goiânia, Fábio Tokarski. Ainda segundo Honório, foi apresentado o nome do ex-deputado federal, Aldo Arantes para uma vaga ao Senado na chapa majoritária. Na proporcional, o PCdoB formará chapa própria com candidatos à deputado estadual.

“O Projeto específico, prioritário do PCdoB é conquistar uma cadeira de federal. Temos feito todo esforço para termos sucesso nesta empreitada que nós nos colocamos.”, finalizou o secretário.

O Projeto Eleitoral foi debatido entre os militantes durante cerca de duas horas, ao final, foi aprovado por unanimidade. O resultado será encaminhado para deliberações na Convenção Eleitoral Estadual que se ocorrerá das 8h às 17 horas, no dia 26 de junho de 2010, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.

A Convenção de Goiânia aprovou também a participação do PCdoB no Ato Político da Convenção Eleitoral do PMDB que acontecerá no mesmo dia, às 11 horas no Centro de Convenções de Goiânia.

Convenções Municipais

O presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski, participa das Convenções Eleitorais dos municípios goianos neste fim de semana. No mesmo horário, Fábio participou da Convenção anapolina. Depois seguiu para Valparaíso e Cristalina.