Sem categoria

Chuvas em Alagoas e Pernambuco já mataram 41 pessoas

Sobe para 41 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem os estados de Alagoas e Pernambuco desde a semana passada. Também aumentaram de 21 para 35 as cidades alagoanas em situação de emergência ou calamidade pública.

Nos municípios pernambucanos, o número de municípios em situação de emergência subiu de 35 para 39. As informações são de boletins divulgados nesta terça-feira (22) pela Defesa Civil dos dois estados.

A situação está mais crítica em Alagoas, que concentra o maior número de mortes (29), desabrigados (26.141) e desalojados (47.687), além de 607 desaparecidos. Em Pernambuco não há número oficial de desaparecidos, mas 17.719 pessoas estão desabrigadas e 24.331 desalojadas.

Lula visita Nordeste

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, virá ao Nordeste nesta quinta-feira (26). Apesar da agenda não ter sido detalhada, ele deverá sobrevoar as áreas que foram mais castigadas pelas chuvas, em Pernambuco e Alagoas

No último sábado (19), o governador pernambucano Eduardo Campos, juntamente com os ministros da Integração Nacional, João Santanna, e das Cidades, Márcio Fortes, sobrevoaram os municípios do sul da Zona da Mata pernambucana que sofreram mais com a chuva.

O último levantamento divulgado pelo governo do Estado aponta para 12 mortos, 17.719 pessoas desabrigadas e 24.331 desalojadas em Pernambuco. No entanto, os números devem aumentar, uma vez que os técnicos ainda estão fazendo visitas aos locais mais afetados.

Os municípios da Zona da Mata são os principais afetados. Paudalho, na Zona da Mata Norte, também está alagada, tendo, inclusive, cancelado a festa de São João. Todos estes municípios declararam estado de situação de emergência.

Barreiros é uma das cidades mais prejudicadas com as consequências das chuvas. Um hospital de campanha será montado pelas Forças Armadas. A capacidade de atendimento é de 400 pacientes por dia. A equipe é formada por 14 médicos, um enfermeiro e 20 técnicos em enfermagem.

Números

  • 54 municípios afetados
  • 17.808 pessoas desabrigadas e 24.552 pessoas desalojadas
  • 12 óbitos
  • Estimativa de 6.407 casas destruídas ou danificadas, 1.449 km de estradas foram prejudicados, além de 69 pontes destruídas
  • Nove municípios decretaram estado de calamidade pública: Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão
  • 30 municípios estão em situação de emergência: Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camargibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu
  • Outras 15 cidades foram afetadas: Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Belo Jardim, Cachoeirinha, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Limoeiro, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Doações

Várias frentes estão sendo organizadas para ajudar as pessoas que sofreram as consequências das chuvas. Além dos governos Estadual e Federal, a sociedade organizada também está arrecadando doações.

Da redação, com agências