PCdoB-GO apoia Iris e lança Arantes ao Senado e Tokarski federal

Convenção Eleitoral do PCdoB define apoio a Dilma Rousseff à presidência, Iris Rezende ao governo e lança Fábio Tokarski a deputado federal. O partido apresenta ainda Aldo Arantes para vaga ao Senado e lança chapa própria para o cargo de deputado estadual. Evento contou com presença massiva da militância comunista 

O Projeto Eleitoral 2010 do PCdoB foi aprovado por unanimidade pelos militantes do partido, durante convenção realizada neste sábado, dia 26 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Cerca de 300 comunistas lotaram o auditório Costa Lima hasteando bandeiras, faixas, cartazes dos pré-candidatos, em um momento de muita animação. O Ato Político contou com a participação do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; deputado federal, Pedro Wilson; deputado estadual, Mauro Rubens; prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; presidente regional do PT, Valdi Camárcio; pré-candidato ao Governo, Iris Rezende; secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia, Luiz Carlos Orro; ex-deputado Aldo Arantes; entre outras lideranças políticas e de movimentos sociais.

O presidente do PCdoB de Goiás, Fábio Tokarski destacou a convicção das escolhas do partido em relação às alianças. “Somos um partido que não se vende. Não temos quadros envolvidos em escândalos. Isso motiva a ajudar eleger Dilma e Iris, mas não queremos ser somente o partido que apoia. Também queremos ser apoiados e participar dos espaços do poder e da elaboração e condução das políticas públicas”, afirmou.

Na Assembleia Legislativa, Fábio Tokarski destacou a compreensão dos comunistas de que “o Brasil precisa de união, que passa pela dedicação em ajudar a eleger Iris. Temos a consciência do povo e, por isso, o PCdoB toma a decisão não só de apoiar, mas de eleger um governador que tem traços de compromisso com a democracia e com o povo trabalhador. Não somos um partido de grandes empresários, mas temos a mercadoria mais rara na política, que é a confiança e a credibilidade do povo”.

Na Convenção comunista, Iris Rezende afirmou que sempre viu no PCdoB “um partido diferenciado”. O ex-prefeito ressaltou ter consciência das dificuldades que Lula enfrenta para governar o Brasil e para lançar Dilma como candidata. “Nossos partidos estão unidos pelos mesmos ideias, temos os mesmos objetivos e praticamos uma política em busca de transformações que podem conduzir o Brasil, o Estado e nossas cidades a uma condição de vida melhor para todos”, disse o peemedebista.

Caminhada

 
  Lideranças e militantes durante caminhada
Assim que Iris Rezende encerrou sua fala na Convenção do PCdoB, todos os presentes saíram em caminhada até o evento conjunto com PMDB e PT. Durante todo o trajeto, o ex-prefeito da capital foi saudado pela população como futuro governador do Estado.

Ao chegar ao Centro de Convenções, Iris Rezende foi carregado pelos militantes até o palco do evento. Para um público de cerca de 10 mil pessoas que lotaram o local, Fábio Tokarski destacou a presença dos comunistas. “Trago o testemunho de que o Brasil nunca viveu um momento como este. Este momento entra na história de Goiás, porque coroa a convenção de três partidos. Estamos reunidos para mostrar que o Brasil tem futuro”, disse.

Tokarski também destacou o orgulho do PCdoB em oferecer o nome de Aldo Arantes ao Senado, situação que será definida até dia 30 de junho. “A coligação já tem um candidato a senador, o também ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson (PT), mas apresentamos também o nome do Aldo”.

Iris sublinhou sua busca sem ser mais humilde a cada vez que assume o poder. “Sou mais responsável. O tempo me apura”, disse. O candidato também criticou a situação econômica do Estado, a falta de investimentos na malha viária, na rede elétrica, na cultura, saúde e educação. “A situação do Estado é muito mais grave do que se publica. Goiás nunca precisou tanto de seus homens e mulheres”. Aos 67 anos, Iris disse que possui o mesmo vigor que tinha quando tinha 50 anos. Ele garantiu que fará o melhor mandato de sua vida.

Na Convenção do PMDB, PT e PCdoB, ficou formalizada a coligação entre as três legendas para a chapa majoritária em Goiás, que tem Iris Rezende como candidato ao governo.

Chapa comunista

 
  Tokarski fala à militância
De volta à Assembléia Legislativa, a militância comunista aprovou o Projeto Eleitoral 2010. Foram confirmadas as inscrições dos candidatos e candidatas na disputa para deputado estadual, e cada um dos candidatos falou ao público.
 
Esta é a primeira vez na história do PCdoB que a legenda lança chapa própria para deputado estadual em Goiás. O partido tem objetivo de eleger dois representantes no parlamento goiano. “Para atingir essa meta, nosso candidatos têm que cumprir quatro missões: pedir voto para si próprio, para o candidato a deputado federal, para eleger Iris governador e Dilma presidente. Assim, conseguiremos crescer enquanto partido”, disse Tokarski. 

O professor Fábio Tokarski foi escolhido pelos comunistas como o nome que representará a legenda política na busca por representação na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também ficou definido apoio à Dilma Roussef (PT) para presidência, à Iris Rezende (PMDB) para governador, a indicação de Aldo Arantes (PCdoB) a uma das vagas ao Senado e a montagem de chapa própria para deputado estadual.

Entretanto, a definição sobre coligação para deputado federal e sobre a vaga ao Senado ocorrerá posteriormente, com referendo da Comissão Política, após o fechamento da aliança majoritária que deverá sair no último momento, no dia 30.

De Goiânia,
Alfredo Mergulhão e Daniela Ribeiro
Fotos: Rafaella Pessoa e Paulo Victor Gomes