Sem categoria

Concurso de curtas comemora bicentenário do México

Participantes de sete países estão competindo no concurso internacional "Cortando Fronteiras", de curtas-metragens feitos com o celular, organizado pelo México para comemorar o Bicentenário do país, cuja data é 20 de novembro.

Entre as 38 inscrições registradas, há produções de Brasil, Colômbia, Canadá e Espanha. Os ganhadores serão eleitos pelo público, que poderá votar pela internet até o dia 15 de julho.

O objetivo da competição, segundo a organização, é contribuir para valorizar a imagem que o migrante mexicano tem de sua realidade. Também se pretende difundir histórias de êxito das comunidades de mexicanos no exterior. Os prêmios serão definidos até o dia do aniversário da revolução.

Além da seleção de vídeos, há também o concurso internacional de mariachis, para o qual se inscreveram 48 grupos. A votação também será feita pela internet e o prêmio para esta categoria já foi escolhido — o vencedor levará uma viagem a México, onde se apresentará em diferentes estados do país.

As atividades são parte das comemorações do Bicentenário da América Latina, que começaram em 2009 na Bolívia e no Equador e, em 2010, continuam na Argentina — que celebrou a data no mês passado — na Venezuela, na Colômbia e no Chile, além do México.

Fonte: Ansa