Meio Ambiente: Lula Morais destaca combate à desertificação

Durante a sessão plenária desta terça-feira (13/07), o deputado Lula Morais (PCdoB) abordou a luta pelo combate e controle da desertificação. O parlamentar informou que o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) está recebendo propostas de organizações não-governamentais (ONGs) e prefeituras para a recuperação de florestas localizadas em nascentes e também para manejo da biodiversidade com participação comunitária.

Com relação ao primeiro aspecto, o deputado afirmou que o objetivo é recuperar florestas de áreas degradadas e alteradas, localizadas em nascentes cujo manancial esteja sendo usado no abastecimento humano. “O resultado esperado desse trabalho é a ampliação da regularidade florestal e do número de áreas degradadas em processo de recuperação na região de abrangência do projeto”, informou.

Lula Morais explicou que, quanto ao manejo da biodiversidade, a finalidade é apoiar iniciativas comunitárias protagonizadas por mulheres pescadoras, marisqueiras, quebradeiras de coco babaçu e agricultoras familiares em geral que visem à gestão sustentável dos recursos naturais, bem como a geração de renda para núcleos familiares. “Os resultados gerados dessa proposta são o fortalecimento de alternativas econômicas para a comunidade envolvida e a proteção à biodiversidade e agrobiodiversidade, por meio da criação de instâncias representativas das comunidades”, concluiu.

O parlamentar informou ainda que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos podem apresentar propostas ao FNMA. “Para inserir uma proposta de incentivo ao meio ambiente é necessário se cadastrar no portal do sistema de convênios (SICONV) www.convenios.gov.br”, informou o parlamentar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL