Sem categoria

Irã acusa Estados Unidos de financiarem atentado no país

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, acusou nesta segunda-feira (19) os EUA de bancarem o atentado a uma mesquita na cidade iraniana de Zahidan, ocorrido na semana passada, onde pelo menos 27 pessoas morreram e centenas delas ficaram feridas.

De acordo com o líder iraniano, os EUA provêm os terroristas com dinheiro, armas e aparato tecnológico para que estes promovam suas ações.

Ahmadinejad lembrou também que o ataque aconteceu após a aprovação de uma nova sanção contra o programa nuclear do Irã, por parte do Conselho de Segurança da ONU.

Em relação às sanções impostas pelo órgão internacional, o presidente afirmou que não abandonará o programa nuclear de seu país, baseado no enriquecimento de urânio.

A decisão contraria as vontades de EUA e Israel, que querem a suspensão do programa nuclear iraniano, sob a suspeita de que o país tenha um programa de armamento clandestino.

Por fim, Ahmadinejad afirmou ainda que os Estados Unidos não estão preocupados em conter a produção de uma bomba atômica — já que o país possui armamento bélico de tal poderio — mas agem por conta do "despertar dos povos e suas tentativas de alcançarem o desenvolvimento econômico".

Fonte: Prensa Latina