Sem categoria

Colômbia convoca embaixadora na Venezuela para consultas

O governo da Colômbia convocou para consultas sua embaixadora na Venezuela, María Luisa Chiappe. A ação acontece em meio à tensão diplomática vivida por Bogotá e Caracas pela denúncia da Colômbia sobre a presença de chefes guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do Exército Nacional de Libertação (ELN) na Venezuela.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, prontamente rechaçou as acusações e ameaçou cortar relações com a nação sul-americana.

Na semana passada a Colômbia convocou uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos). Segundo a Rádio Caracol, a embaixadora já está na Colômbia, e manterá reuniões com o governo, que a instruirá sobre as diretrizes a seguir nos próximos dias.

Enquanto isso, Bogotá entregou a seu representante perante a OEA, Luis Alfonso Hoyos, as supostas provas que tem em seu poder sobre a presença de comandantes das Farc e do ENL  na Venezuela.

Segundo o ministro de Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, os documentos, mapas e vídeos com os quais conta para sustentar a presença das Farc e o ELN na Venezuela serão apresentados pelo embaixador Hoyos, que já viajou para Washington, onde acontecerá a sessão nesta quinta.

Fonte: EFE