Sem categoria

Vietnã desqualifica críticas de Hillary sobre direitos humanos

O governo do Vietnã desqualificou nesta quinta-feira (22) as críticas da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, aos Direitos Humanos no país, advertindo a chefe da diplomacia americana que seus objetivos não são os que disse ter quando mencionou a questão.

O vice-primeiro ministro e chanceler vietnamita, Pham Gia Khiem, assinalou à secretária de Estado visitante que os direitos humanos compartilham valores, mas também dependem de antecedentes culturais e históricos.

Khiem respondeu a supostas preocupações de Hillary, recordando a secretária que o próprio presidente Barack Obama disse que os direitos humanos não podiam ser impostos a partir de fora.

Depois desse episódio — resolvido à maneira vietnamita: firme mas com sorrisos —, Hillary disse ter admirado a dinâmica social do Vietnã, cujo potencial ilimitado teve de reconhecer e elogiar.

A secretária de Estado chegou nesta quinta-feira a Hanói, capital vietnamita, para participar do Fóro Regional da Ásia e celebrar os 15 anos da normalização dos vínculos diplomáticos de seu país com o Vietnã.

Khiem e Hillary dialogaram sobre educação, saúde, proteção ambiental e defesa, com o espírito de deixar para trás o passado e olhar para o futuro.

Segundo Hillary, os Estados Unidos querem elevar para um nível mais alto os laços com o Vietnã, o qual foi submetido à uma guerra imperial pelos Estados Unidos que matou três milhões de pessoas e que ainda gera sequelas graves entre a população, mais de 35 anos depois de seu fim.

Em relação ao tema, a visitante se comprometeu a abordar mais a luta contra as consequências do derramamento de 11 milhões de galões do agente laranja, herbicida lançado pelos Estados Unidos contra as florestas vietnamitas entre 1962 e 1971.

Da redação, com informações da Prensa Latina