Avança negociação do setor gráfico

Os patrões voltaram à mesa de negociação salarial cinco meses depois de anunciar, por telefone, a proposta de 4,5% para reajuste dos salários dos trabalhadores gráficos. A nova proposta do sindicato patronal e de 5% de reajuste salarial. A nova proposta ainda encontra-se abaixo da média das categorias com data-base em janeiro, informou o presidente do Sintigrace Rogério Andrade.

Na mesa de negociação os patrões apresentaram os mesmos argumentos dados nas mesas anteriores e não convenceram os trabalhadores, entre as alegações o sindicato patronal declarou que “aumento maior que este quebrará as gráficas pequenas”; “a crise de 2009 deixou as gráficas em situação muito difícil”; “as gráficas do Ceará estão endividadas, e não podem melhorar os salários dos trabalhadores”.

“Todos estes argumentos já estão superados pelos fatos: as gráficas pequenas e médias deram reajustes entre 6% e 10%; a crise econômica mundial não atingiu o Ceará que cresceu positivamente e os investimentos das indústrias gráficas do Ceará estão dentro da capacidade de endividamento”, declarou Juarez Alves, Secretário de Formação do Sintigrace.

A Comissão de Negociação Laboral no intuito de fechar a Convenção Coletiva de Trabalho apresentou uma nova proposta para reajuste dos salários: 6,5%. Entretanto os representantes do Unigrafica informaram que não tinham condições naquela oportunidade, de avaliar a proposta apresentada pelos trabalhadores e solicitou a realização de mais uma rodada de negociação na próxima semana, para definir a Campanha Salarial 2010.

O Sintigrace, em respeito à mesa negocial resolveu suspender as paralisações para “demonstrar a boa vontade dos trabalhadores em chegar a um consenso” segundo informações da diretoria da entidade, porém se as negociações não avançarem para uma proposta que satisfaça as necessidades mínimas dos trabalhadores e a realidade econômica da indústria gráfica nos últimos anos, as paralisações devem retornar.

Fonte: Sintigrace