Sem categoria

Livro Bege revela fragilidade da recuperação econômica dos EUA

O ritmo de recuperação da atividade econômica nos Estados Unidos está se desacelerando em alguns locais, de acordo com o Livro Bege, relatório feito a partir dos dados coletados pelas 12 unidades regionais do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

Conforme o documento, os distritos de Atlanta e Chicago reportaram um abrandamento recente do ritmo da economia. Cleveland e Kansas City notaram estabilidade e, dos que relataram melhoras, alguns afirmaram que o crescimento foi modesto.

Emprego

O levantamento apontou que as condições gerais do mercado de trabalho americano melhoraram modestamente, amparadas pela contratação de trabalhadores temporários. Apesar disso, as pressões por aumento de salário permaneceram contidas.

A indústria de transformação continuou a crescer na maioria das localidades, embora algumas delas tenham reportado que a atividade desacelerou ou se estabilizou nesse período. Houve melhora no setor de serviços, transportes e turismo – mesmo com uma certa queda nas viagens para os locais atingidos pelo vazamento de petróleo no Golfo do México.

O movimento no setor varejista continuou a aumentar, embora puxado pela venda de bens de primeira necessidade. Por outro lado, a venda de bens duráveis avançam mais lentamente e a de automóveis caiu nas últimas semanas. Os preços ao consumidor de bens e serviços se mantiveram estáveis na maioria dos lugares. O mercado imobiliário residencial e comercial continuou fraco e, no sistema financeiro, alguns distritos notaram diminuição da demanda por empréstimos.

Fonte: Valor