Sem categoria

Dilma defende Brasil como potência esportiva e social em 2016

No dia em que o Brasil comemora 90 anos de suas primeiras medalhas olímpicas, nos Jogos da Antuérpia, a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, foi recebida no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro. Falando para atletas, delegados do Comitê e convidados, a petista disse que não considera “baratinho” investir em esporte, como seu adversário vem dizendo.

Dilma visita ao Comitê Olímpico Brasileiro

“Não acho que o esporte é baratinho. Tampouco acho que para fazer esporte pode ser feito com pouco dinheiro. O nosso país tem um tamanho que justifica que os nossos sonhos também tenham o tamanho dele”, disse, sob aplausos. “Tenho certeza de que somos capazes de investir em trem de alta velocidade e ao mesmo tempo fazer metrô. Acabou a época de pensar pequeno e realizar menos ainda. Agora, pensamos alto e buscamos realizar ainda mais.”

Dilma ganhou do campeão olímpico Joaquim Cruz um uniforme personalizado dos atletas brasileiros. Vestida com o agasalho verde e amarelo, ela lembrou o seu comprometimento com a realização dos Jogos Olímpicos e a instalação de centros de excelência para esportes de alto rendimento no Brasil.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, elogiou os avanços conquistados no governo Lula para a área do esporte e citou a lei de incentivo que isenta de impostos os investimentos em projetos esportivos e a importação de equipamentos. O dirigente pediu aplausos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela conquista dos Jogos Olímpicos para o Brasil.

Oportunidades para os jovens

A candidata afirmou que as Olimpíadas de 2016 devem servir para o Brasil ter esporte de alto rendimento e para o desenvolvimento social dos seus jovens. “Queremos fazer das Olimpíadas um instrumento para tornar o Brasil uma das maiores e melhores potências esportivas do mundo e num país campeão de oportunidades para seus jovens. Queremos ser uma potência esportiva e social. É o que queremos desse grande evento que são as Olimpíadas.”

Assim como Dilma, os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) já se reuniram com o COB e tomaram conhecimento do planejamento esportivo até 2016. “Queremos um país com alto desempenho esportivo. Um país que treine seus atletas com o melhor que a tecnologia pode oferecer”, afirmou Dilma, ao final do encontro. “Os Jogos de 2016 demarcam a criação de toda uma estrutura que garanta o sucesso esportivo do Brasil. Precisamos criar uma rede nacional de treinamento, Centros Olímpicos Nacionais e contribuir para massificar a prática dos esportes de base no Brasil”, completou Dilma.

Dilma defendeu a ampliação do programa Bolsa Atleta e que ele seja estendido também para aqueles que já recebem patrocínios. Segundo ela, outro programa que deve ser expandido é o Segundo Tempo, que dá às crianças e aos jovens a oportunidade de praticar esportes quando saem das aulas.

Estiveram presentes à reunião desta segunda-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, além de presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, atletas e ex-atletas olímpicos, como Joaquim Cruz, Robson Caetano (atletismo), Carlão, Jacqueline Silva, Sandra Pires, Shelda Bedê, Nalbert Bitencourt, Franco (vôlei), Natália Falavigna (taekwondo), Rosicléa Campos e Flávio Canto (judô), entre outros. 

Fonte: www.dilma13.com.br

Matéria atualizada às 23h40 para acréscimo de informações