Sem categoria

Venezuela considera aberta nova fase de relações com a Colômbia

O governo venezuelano considerou no último sábado, 7, que com a chegada de Juan Manuel Santos àPresidência da república na Colômbia se inicia uma nova fase das relações bilaterais, marcadas até o momento pela hostilidade por parte de Bogotá.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, uma prova da mudança é a presença do chanceler Nicolás Maduro na tomada de posse de Santos, cerimônia realizada no último sábado com a participação de vários líderes da região.

Também constituem uma mostra do novo cenário os esforços de ambas as chancelarias para normalizar a comunicação, segundo nota de imprensa que circulou em Bogotá.

Nos últimos dias, os vínculos Caracas-Bogotá sofreram uma considerável deterioração,depois das acusações do ex-presidente Álvaro Uribe sobre a suposta complacência da Venezuela com as organizações guerrilheiras FARC e ELN.

Como resultado das denúncias, o presidente Hugo Chávez rompeu relações com o país vizinho, a cujo governo qualificou de lacaio dos Estados Unidos nos esforços de Washington para desestabilizar a região.

Para a Venezuela, a chegada de Santos ao governo colombiano representa a oportunidade para reativar as relações, sempre e quando sua soberania e independência sejam respeitadas.Na capital colombiana Maduro ratificou essa posição.

"Queremos felicitar Juan Manuel Santos por sua posse como mandatário, e viemos oferecer nossa disposição de trabalho para avançar rumo a uma melhor visão de futuro", sublinhou.

Por sua parte, o chefe de Estado que inicia agora seu mandato na Colômbia disse ser o portador da vontade de aproximação com os países vizinhos e em particular da intenção de recompor as relações com Caracas.

Por sua vez, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou que está disposto a reunir-se com seu par colombiano Juan Manuel Santos,para superar o conflito bilateral atiçado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Fonte: Prensa Latina