Antônio Romanelli é, agora, cidadão belo-horizontino
Vereadora Maria Lúcia Scarpelli presta homenagem a advogado de renome na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Publicado 11/08/2010 15:02 | Editado 04/03/2020 16:50

A Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), entregou na quarta-feira, dia 04, o Título de Cidadania Honorária ao jurista, advogado e professor e também diretor do Departamento de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), Antônio Ribeiro Romanelli. A solenidade foi realizada no Palácio Francisco Bicalho e contou com a participação de diversas personalidades públicas, como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Kildare Gonçalves Carvalho, o ex-presidente do TER/MG, desembargador Baía Borges, o segundo vice-presidente superintendente da Escola Judicial e ex-presidente do TER, Joaquim Herculano, a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, a secretária de Estado Extraordinária para Assuntos Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, o vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Maurício Torres, o presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta Filho, o vice-presidente do diretório municipal do PCdoB, Zito Vieira, entre outros.
Para Scarpelli, o homenageado sempre pautou sua vida na determinação, no compromisso, ética, na cidadania e na justiça social. “É uma indicação minha, chancelada por milhares de cidadãos belo-horizontinos. Todos os serviços prestados por ele foi pensando em cada um de nós. Belo Horizonte devia a ele esta homenagem”, enfatizou. Ela disse ainda que muitos advogados, promotores, e outros que tiveram a oportunidade de serem alunos de Romanelli, têm como base em suas ações os ensinamentos do professor porque ele nunca estabeleceu uma barreira que o afastasse dos alunos.
De acordo com o jurista, receber o Título de Cidadão Honorário e dividir essa homenagem com os amigos tornava aquele momento ainda mais especial. Segundo Romanelli, a vereadora Maria Lúcia Scarpelli sempre foi uma aluna querida e lembrada por ele, e que tinha convicção que ela buscou no coração, menos que a razão, indicá-lo para a honraria. O advogado finalizou seu discurso ressaltando que transcreveu sua vida na capital e que ele ama Belo Horizonte. Romanelli concluiu sua fala citando uma frase de Rui Barbosa: “Belo Horizonte, por que belo se o belo apouca a majestade de Belo Horizonte?”
Trajetória
O homenageado é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e atuou como professor de Direito Civil na Faculdade de Direito Milton Campos, na Faculdade Mineira de Direito, na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG); e professor de Direito Rural na “Facultad de Ciências Sociales de La Universidad Católica de Chile”.
Romanelli foi procurador do Município de Belo Horizonte por 26 anos, juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), chefe da assessoria jurídica da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), e integra, hoje, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), onde se dedica para pesquisar e escrever artigos, livros e outras obras relacionadas ao Direito.
Mariana Borges – Assessora de Comunicação
Vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB)