Sem categoria

Alternativas para a difusão do audiovisual indígena nas Américas

Representantes de 11países estiveram reunidos na cidade de San Bernardino, no Paraguai, para o Encontro do Lago Ypacaraí, entre os dias 11 e 13 de agosto. Durante a reunião foram discutidas novas diretrizes para a construção de articulações e meios de produção e difusão de conteúdo audiovisual indígena e comunitário.

O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Américo Córdula, apresentou as políticas de formação de realizadores indígenas em audiovisual e os Pontos de Cultura Indígenas, além da Mostra Vídeo Indio Brasil, que em sua última edição contemplou 112 cidades em todos os estados do Brasil.

Córdula apresentou também a proposta de criação do Fundo Setorial de Cultura para o Acesso e Diversidade, que atenderá os povos indígenas, além de outros segmentos.

Representantes da Bolívia, do Chile, Uruguai, Peru, Argentina, México e Canadá falaram sobre as experiências sobre audiovisual em cada um dos países. Também estiveram presentes ao evento representantes dos povos guarani mbyá, ache, nivacle do Paraguai, mapuche do Chile e Kitcisakik do Canadá.

Ao final do encontro, foi elaborado um documento com propostas de desenvolvimento de uma articulação no continente americano do Canadá ao Chile, que será entregue ao Mercosul Cultural, à Organização dos Estados Americanos (OEA) e ao Comitê Intergovernamental da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, na próxima reunião em dezembro, como uma articulação regional para a proteção e a promoção da Diversidade Cultural

Com informações MinC