Sem categoria

"Última" brigada de combate americana deixa o Iraque

A "última" brigada de combate estadunidense abandonou o Iraque nesta quinta-feira (19), deslocando-se para o Kuwait. Mesmo assim, o Pentágono manterá 50 mil soldados em "trabalhos de treinamento e assessoria militar" no país árabe, informou um porta-voz das forças armadas de ocupação.

"A última brigada cruzou (a fronteira com o Kuwait) às 6h", disse o tenente coronel Eric Bloom, há quase sete anos e meio de invasão que deixou como saldo centenas de milhares de mortos e a quase destruição total do país.

O número de soldados dos Estados Unidos no Iraque situava-se na quarta-feira a 56 mil, mas esse número baixará para 50 mil até 31 de agosto, quando Washington pretende declarar o "fim" de suas operações de combate. Os efetivos remanecentes passarão a cumprir a tarefa de treinar e assessorar as tropas locais.

Stephen Lanza, porta-voz da missão americana, disse à cadeia MSNBC que a ocupação americana agora troca de nome fantasia. A partir de agora, os americanos no Iraque deverão participar da pomposa Operação Novo Amanhecer.

Embora ainda hajam dúvidas de como a ocupação americana vai variar de maneira sensível seu conteúdo integral, Lanza insistiu que a transformação trata-se de uma "transformação", que vai de "operações de combate às de estabilização".

Uma grande parte do material bélico estadunidense e muitos dos soldados que estão deixando o Iraque serão deslocados para a ocupação do Afeganistão, onde as forças do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) enfrentam uma cada vez mais forte resistência à ocupação.

Fonte: Prensa Latina