Sem categoria

Operações na primeira usina nuclear do Irã são iniciadas

O Irã iniciou neste sábado (21) as operações em sua primeira usina nuclear, Bushehr, construída por engenheiros russos às margens do Golfo Pérsico. Espera-se que a usina comece a produzir energia dentro de um a três meses.

O diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, e o chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, assistiram à cerimônia oficial de inauguração da planta, que conta com a aprovação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Apesar de ter sido recentemente alvo de uma quarta rodada de sanções da ONU por causa de seu programa de enriquecimento de urânio, o Irã e garante que Bushehr será destinada unicamente a gerar eletricidade, e suas instalações não podem ser utilizadas com fins militares.

O Irã planeja uma série de eventos para marcar a inauguração da usina, que levou 35 anos para ser construída. "Apesar de todas as pressões, sanções e dificuldades impostas por nações ocidentais, testemunhamos agora o nascimento do símbolo maior das atividades nucleares pacíficas do Irã", disse o diretor da Organização da Energia Atômica iraniana.

Salehi disse que este sábado é um dia "histórico" e "inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção da usina e na transferência de tecnologia nuclear, segundo as agências russas.

O urânio usado como combustível na usina tem um nível de enriquecimento de 3,5%, muito abaixo dos 90% necessários para a fabricação de armas.

Na sexta-feira (20) Salehi afirmou que o Irã continuará enriquecendo urânio.

Relatos vindos de Washington sugerem que os EUA não fizeram objeções a construção da usina de Bushehr em troca do voto russo na última rodada de sanções contra o Irã.

Correspondentes dizem que o governo americano vem mudando o tom de seus comentários sobre Bushehr, descrevendo a usina como símbolo dos benefícios pacíficos da energia nuclear.

Com agências