Stiglitz alerta para o risco de uma nova recessão na Europa
O economista Joseph Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001, fez nesta terça-feira um alerta quanto ao risco de um novo ciclo de recessão na Europa.
Publicado 24/08/2010 20:14
"Cortar os investimentos com alto retorno apenas para fazer o déficit parecer melhor é uma verdadeira bobagem", disse Stiglitz em entrevista à rádio irlandesa RTE.
O prêmio Nobel de Economia ressaltou que os governos europeus estão tão preocupados em reduzir, a qualquer custo, o déficit orçamentário a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) – limite fixado pela União Europeia – que não percebem os perigos envolvidos. "A Europa está correndo o risco de entrar em uma dupla recessão", frisou.
Com efeito, países como Grécia, Portugal e Espanha, forçados a promover cortes substanciais nos gastos públicos, enfrentam fortes dificuldades para contornar a estagnação econômica, além de despertarem a revolta da classe trabalhadora, que está sendo constrangida pelos governos a pagar a salgada conta da crise fiscal. A redução dos gastos num momento de fraqueza econômica é uma receita perfeita para mais recessão.
Da redação, com agências