Exército condecora Jô Moraes com a Medalha do Pacificador

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) recebeu nesta quarta-feira (25), a Medalha do Pacificador – uma das mais importantes condecorações do Exército Brasileiro – pelos relevantes serviços prestados à instituição.

JM E MILICOS - Carmélia Viana

Com honras militares, durante cerimônia no 12º Batalhão de Infantaria, em Belo Horizonte, a deputada recebeu a homenagem das mãos do comandante da 4ª Região Militar do Exército, general de divisão Ilídio Gaspar Filho.

A cerimônia, que contou com as presenças de autoridades militares, civis, familiares e amigos, aconteceu no pátio do 12º BI e contou ainda com a premiação dos primeiros colocados nos concursos de Ordem Unida e de Pintura promovidos pelo Comando da 4ª Região Militar. O primeiro concurso é voltado à avaliação do nível dessa instrução nas organizações militares da guarnição de Belo Horizonte e o segundo, para estimular e premiar as manifestações artísticas na força.

Medalha

A Medalha do Pacificador foi instituída pela Portaria nº 345, de agosto de 1953, com o propósito de evocar as homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército, por ocasião do sesquicentenário do seu nascimento. Em 1954 o Governo da República autorizou o uso da comenda em uniformes militares e, a partir de 1955, passou a ser utilizada para agraciar militares e civis que tenham prestado relevantes serviços ao Exército. Ela é outorgada pelo Comandante do Exército na data em que se comemora o Dia do Soldado, 25 de agosto.

De Belo Horizonte,
Graça Borges