Vale do Jaguaribe: UJS divulga nota de apoio a ocupação popular

O Núcleo do Vale do Jaguaribe da União da Juventude Socialista (UJS) solidariza-se com as famílias das comunidades de São José dos Famas, Assentamento Boa Esperança, Assentamento Oziel Alves, comunidade da Lapa, Sítio Angico, Sítio Santa Lucia, Sítio Juazeiro e os demais atingidos que estão acampados desde o dia 19 de agosto no canteiro de obras da Barragem do Figueiredo no município de Iracema.

É inaceitável que depois de dois anos e meio nenhuma residência tenha sido construída para o reassentamento das comunidades atingidas, nenhuma projeto apresentado. É incompreensível trazer um modelo desenvolvimentista que não traz progresso aos moradores da região, servindo apenas a expansão do agronegócio em nosso querido Vale do Jaguaribe, que já vem sendo devastado com o uso indiscriminado do agrotóxico vitimando fatias sem respostas.

Por isso nós, jovens socialistas do Vale do Jaguaribe, damos todo apoio à ocupação popular da Barragem do Figueiredo e convocamos todos que atuam na defesa da vida e da justiça no campo e da cidade a se fazerem presentes direta ou indiretamente nesta causa.

Por um novo projeto social e desenvolvimentista, contra a criminalização dos movimentos sociais, por respeito à vida, pelo livre acesso a água, por dignidade, respeito, paz e justiça no campo. Exigimos que os órgãos responsáveis (DNOCS, IDACE, INCRA, SDA e demais competente), escutem as comunidades atingidas, respeite e assumam suas reivindicações.

Fonte: UJS Vale do Jaguaribe