Sem categoria

Cinesta francês Claude Chabrol morre aos 80 anos

O cineasta francês Claude Chabrol morreu nesse domingo (12) aos 80 anos, segundo fontes da Prefeitura de Paris citadas pela emissora France Info.

Chabrol, considerado um dos principais nomes da cinematografia francesa, nasceu em 24 de junho de 1930, e foi, além de diretor, produtor e crítico da prestigiada publicação "Cahiers du cinéma", ao lado de François Truffaut e Jacques Rivette – que, a exemplo dele, também se tornariam importantes diretores.

Em 1958 começou a trabalhar como chefe de imprensa da 20th Century Fox na França e paralelamente escreveu roteiros, rodou curta-metragens, e de forma ocasional interveio como ator em alguns filmes.

Graças a uma herança recebida por sua mulher, Agnes Goute, pode realizar seu primeiro filme, Le beau Serge, que estreou em 1959 e com que obteve o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim. Assim começou o movimento conhecido como "Nouvelle Vague", que revolucionou a história da sétima arte a partir da França e cujos 50 anos foram comemorados ano passado.

Entre os filmes de Chabrol estão alguns dos mais destacados do cinema francês, como Violette Nozière, La Cérémonie e Merci pour le chocolat. Em 2009 dirigiu Bellamy e suas últimas obras foram dois capítulos de Au siècle de Maupassant: Contes et nouvelles du XIXème siècle.

Fonte: Opera Mundi