Sem categoria

Mantega promete medidas contra valorização do real

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (15) que o Brasil não vai deixar que os outros países desvalorizem suas moedas e gerem uma crise cambial internacional. “Tomaremos medidas para evitar que haja valorização do real. Não vamos perder essa parada. Podem esperar”, declarou durante evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na capital carioca.

O ministro disse que já levou a preocupação para o G-20, pois Estados Unidos e Europa estão com política monetária considerada frouxa para que suas moedas desvalorizem. Além disso, o Japão tomou hoje medidas para desvalorizar o iene.

Segundo Mantega, trata-se de uma postura de todos os países asiáticos. “Não é só o Japão. É uma postura das economias asiáticas. O que está por trás disso nós não sabemos, mas há uma pré-disposição asiática para manter as moedas desvalorizadas”, declarou.

O ministro não detalhou, porém, as medidas que o governo pretende adotar para deter o processo de valorização do real, que está associado às altas taxas de juros (estas atraem investimentos especulativas para o Brasil), à capitalização da Petrobras e ao regime de câmbio livre ou flutuante, entre outros fatores.

Da redação, com Valor