Hélio destaca investimentos de Lula nas favelas de Belo Horizonte

Em campanha pelo Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, o candidato pela coligação “Todos Juntos por Minas”, Hélio Costa (PMDB), comprometeu-se a ampliar a oferta de escolas de Ensino Médio profissionalizante no Estado se for eleito.

HÉLIO NO ALTO

“Temos a obrigação de ajudar os mais pobres, criando escolas de ensino profissionalizante para que os jovens possam ter a esperança de dias melhores. Só assim conseguiremos diminuir os índices de desemprego e de violência que geralmente são altos nesta região”, disse Hélio Costa.

Durante a caminhada, Hélio conversou com várias lideranças comunitárias que denunciaram a falta de postos de saúde e do abandono do governo estadual em relação às escolas da região. “Faltam professores e a escola da região está em péssimo estado de conservação. Na saúde, quando precisamos de médicos, temos que esperar mais de três meses para ser atendidos. É um absurdo, pois o adversário do Hélio paga R$ 150,00 por dia para vários moradores da comunidade entregarem panfletos e balançarem bandeiras na região”, denunciou a comerciante Vilma Ferreira da Silva, de 48 anos.

Na caminhada pelas principais ruas do bairro, Hélio estava acompanhado pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, pelo candidato ao Senado, Zito Vieira.

Em seguida, Hélio Costa participou de caminhada no Morro do Papagaio, na região Sul de Belo Horizonte. Ao chegar ao local, o candidato foi recebido por militantes e moradores, além de lideranças comunitárias da região. No percurso pelas principais ruas do aglomerado, Hélio Costa lembrou que em todas as vilas e aglomerados da capital mineira há uma ação social importante implementada pelo governo Lula. “Só em recursos federais, foram destinados R$ 200 milhões por ano para atender as pessoas mais simples, os desempregos, os mais velhos e as crianças. Vamos reforçar estas ações em Minas, ajudando a diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.

Na ocasião, a presidente da Associação Comunitária Habitacional do Aglomerado Santa Lúcia, Patrocínia Alves da Cruz Fulgêncio, lembrou de alguns programas sociais que foram implementados pelo ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. “O Bolsa Família mudou a realidade de milhares de famílias que vivem aqui. São pessoas muito humildes e que vivem na linha extrema da pobreza. Temos que ampliar estes programas sociais em Minas elegendo Hélio e Patrus para governador”, ressaltou a líder.

O programa Vila Viva também foi citado por ela como “cartão de visita para mostrar ao Brasil como se resolve a questão das vilas e favelas”. No final da caminhada, Hélio Costa concedeu entrevista à imprensa e disse que, na reta final da campanha, pretende intensificar suas ações na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Estamos vendo in loco a carência de todas as regiões de Belo Horizonte. A candidata Dilma já assumiu o compromisso de trabalhar junto com o próximo governo para resolver a questão do metrô e do rodoanel. Ela defende todas estas obras que são muito importantes para a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou. Hélio lamentou que, apesar dos programas sociais implementados pelo governo Lula no Morro do Papagaio, a comunidade ainda careça de atenção, como a implantação de uma escola profissionalizante, um posto de saúde, além da canalização de esgotos que atualmente correm pelas ruas do morro.

Hélio ainda confirmou a vinda do presidente Lula a Minas até o final da campanha. “O presidente Lula vem ao estado quantas vezes forem necessárias. Estamos programando um grande comício de encerramento da campanha em Belo Horizonte”, anunciou.