Renato Rabelo reforça comício da vitória no RS

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, veio para o Rio Grande do Sul na sexta-feira para reforçar o time de lideranças que participou do comício do vitória, que reuniu cerca de 30 mil pessoas no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Rabelo mostrou-se satisfeito com o desempenho do partido no Estado. "O PCdoB no Rio Grande do sul sairá fortalecido desse processo. Não tenho dúvidas que vai forjar novas lideranças", afirmou.

Renato Rabelo reforça comício da vitória no RS - Caco Argemi

Antes do comício, Rabelo acompanhou a entrevista coletiva da presidenciável Dilma Rousseff em um hotel de Porto Alegre. Após, falou de suas impressões sobre a política no cenário nacional em conversa com o candidato ao governo do Estado, Tarso Genro, a candidata ao Senado ao Senado Abgail Pereira (PCdoB) e o presidente do partido no Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson. O dirigente nacional dos comunistas destacou a importância de uma vitória no Rio Grande do Sul pela aliança constituída e pela capacidade de dialogar com outras forças políticas para dar sustentação ao projeto nacional com Dilma na Presidência e para avançar nas mudanças que o Brasil precisa.

No comício, Renato Rabelo subiu no palanque principal ao lado do presidente Lula, Dilma, Tarso, Beto Grill, senador Paulo Paim e Abgail. Ao término do ato político, Rabelo recebeu de Adalberto Frasson a informação de mais uma pesquisa Vox Populi, divulgada na noite de sexta, onde a comunista Abgail aparece com 16% da preferência do eleitorado gaúcho. No mesmo levantamento, Paim figura em primeiro lugar, com 47%. O resultado demonstra que a estratégia da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande (PT/PSB/PCdoB/PR/PPL) foi acertada ao apresentar dois nomes para as duas vagas ao Senado.

A pesquisa Vox Populi mostra ainda que a presença de Abgail na disputa tem feito a diferença. A candidata Ana Amélia Lemos (PP), que aparecia em primeiro lugar, na liderança absoluta de levantamentos anteriores, perdeu pontos e agora figura na segunda posição, com 45%. O ex-governador Gemano Rigotto (PMDB) também teve queda. Abgail, por sua vez, é a candidata que mais cresce. No início da campanha, ela aparecia com 1% das intenções de voto.

De Porto Alegre
Roberto Carlos Dias