Dados apontam: Aumentam denúncias sobre tráfico de pessoas no CE

A cada ano, aumentam as denúncias sobre exploração sexual e tráfico de seres humanos no estado do Ceará. A informação foi dada pela coordenadora do Escritório Estadual de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à vítima, Eline Marques, no encerramento do "Curso para Formação de Agentes Multiplicadores no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas", na última sexta-feira (24).

A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 na sede do Banco do Nordeste (BNB) em Fortaleza, no Ceará, e teve o objetivo de estimular os participantes para o fortalecimento da rede de enfrentamento ao tráfico humano no estado.

Eline relatou que quando o Escritório foi instituído em 2005, recebeu apenas 10 denúncias, mas, já no ano seguinte, 2006, os números aumentaram para 52 e em 2007, voltou a registrar poucos casos suspeitos: 11. Mas, a partir de 2008 as acusações de exploração e tráfico aumentaram significativamente, chegando à 362. Em 2009 foram 340 registros e, somente neste ano o Escritório já recebeu 398 denúncias.

Mas, apesar deste aumento, ela disse que pouco tem sido feito pela Polícia Federal no Estado para investigar as acusações. "Nós cobramos a responsabilização dos acusados para as autoridades de Justiça, mas, não temos retorno, a Polícia Federal não dá andamento às investigações", desabafou, comentando que seria importante aproveitar as denúncias recebidas, já que "nem todas as pessoas tem a disposição de denunciar".

A coordenadora afirmou também que "o perfil do Ceará é de tráfico interno", e são os italianos, entre os estrangeiros, os que mais aparecem na lista dos acusados de exploração sexual no estado. "Nas rotas litorâneas já foram encontrados inúmeros bares com quartos atrás, para a prática da exploração sexual", disse.

Para enfrentar esta problemática, Eline disse que o Escritório conta com a ajuda do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formado por 38 instituições que trabalham para combater tráfico de drogas, de armas e de pessoas. Já na área de Assistência às vítimas, uma equipe multidisciplinar faz visitas para acompanhar a situação das pessoas que foram traficadas.

Sobre o âmbito da Prevenção, ela disse que tem feito um amplo trabalho, principalmente junto com os hotéis. "Já fomos de hotel em hotel [na orla marítima da capital] fazer parceria para prevenir quanto ao crime e dar orientações nos atendimentos", disse, se referindo aos cadastros feitos pelos clientes e suas acompanhantes nos hotéis. "Temos o caso de um estrangeiro que está há 15 dias em Fortaleza e já levou 152 meninas para o hotel. Estamos acompanhando para saber do que se trata", revelou.

Diante deste cenário, Eline disse que estão sendo feitos investimentos para prevenir e coibir a exploração de pessoas no estado, e garantiu que o Escritório já tem recurso disponível para implantar Postos de Atendimento Avançado em rodoviárias de cidades com trânsito intenso de turistas. "Os recursos já estão aprovados para instalação de 10 Postos Avançados", afirmou.

Ela lembrou ainda que já existem Postos de Atendimento nos dois aeroportos do estado e informou que o Posto do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, será reativado no próximo mês.

Para denunciar casos de exploração sexual e de tráfico de pessoas, ligue para o número 180 ou para o Disque 100.

Para informações sobre o Escritório de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à vítima do Estado do Ceará: [email protected] ou [email protected] ou ainda pelos telefones: +55 (85) 3454-2199 e +55 (85) 3101-2707.

Fonte: Adital