Círio de Nazaré leva 2,2 milhões às ruas de Belém

A maior manifestação religiosa do Brasil, o “Círio de Nossa Senhora de Nazaré” levou mais de 2 milhões de fiéis a tomarem conta das ruas da capital do Pará, neste domingo (09).

Círio de número 218 considerado o mais rápido e durou 5h30

A procissão que inicio às 06h34 saindo a berlinda com a imagem de Nossa Senhora em frente à Catedral de Belém, e terminou por volta do meio dia, na Praça Santuário, e percorreu 3,5 quilômetros, foi considerada a mais rápida da história.

A fé e a emoção estiveram presentes em cada olhar e cada rosto, era comovente ver as lagrimas dos fieis que pediam os milagres da “Rainha da Amazônia”. A cena dos promesseiros cumprindo suas promessas também fez uma linda imagem daqueles que trazem a fé e esperança na imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Desde a última sexta-feira (08) a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré participou de 11 romarias oficiais para a Santa e padroeira dos paraenses. Mas, o Círio também tem o lado profano, o “Auto do Círio” criado em 1993 que retrata este lado profano da festa da fé católica, assim como a “Festa da Chiquita”.

O “Auto do Círio” reúne artistas que fantasiados seguem pelas ruas do bairro da Cidade Velha levando com humor e irreverência, neste ano o tema escolhido foi: “Todos os caminhos levam a ti Nossa Senhora”. O “Auto do Círio” já é considerado desde 2004, Patrimônio Imaterial do Círio.

No sábado foi à vez da “Romaria Fluvial”, que neste ano reuniu 500 embarcações. O cortejo pelos rios iniciou no trapiche de Icoaraci e terminou no cais da Escadinha, no centro de Belém.

Durante o trajeto que durou cerca de duas e percorreu 18 quilômetros, tinha embarcações de todos os portes, inclusive canoas que são usadas como meio de transporte dos ribeirinhos são decoradas, e ao final do trajeto, do alto de um helicóptero foram jogadas pétalas na imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo informações da coordenação do Círio, a Romaria Fluvial iniciou no ano 1986 com o intuito de levar o Círio para as famílias ribeirinhas, no inicio eram 30 barcos, e neste sábado (09) foram 500 embarcações com cerca de 50 mil pessoas participando do evento. Em seguida, a imagem foi levada por motociclistas e ciclistas até o colégio Gentil Bittencourt, de onde saiu na noite do sábado para Transladação.

A Transladação leva a imagem em procissão até a Catedral de Belém, de onde saiu na manhã deste domingo (10) e foi levada numa grande e emocionante procissão até a Praça Santuário e permanece por 15 dias. Após este período a imagem da santa sai para retornar a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e fica em exposição por 12 meses até a próxima manifestação da fé do povo católico, em outubro de 2011.

Círio – O Natal dos Paraenses

Quem está em Belém neste momento, percebe que a cidade entra em outro “clima”, em todos os lugares, as pessoas confraternizam, nos dando a impressão que estamos no Natal, aliás, o evento religioso já trouxe para o comercio local a temática que o mês de outubro é o “Natal dos Paraenses”.

O Círio 2010 bateu o recorde da quantidade de romeiros, assim como a procissão foi marcada pela rapidez do trajeto percorrido. Foram cerca de 2 milhões e 200 mil romeiros seguindo a berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também mostram que o Círio de número 218 foi o mais caro da história, custou cerca de R$ 2,2 milhões.

De Belém;
Texto: Isa Arnour
Imagem: Tarso Sarraf