Sem categoria

Dilma defende importância de investimento em cultura

Os investimentos na área cultural foram defendidos neste domingo (10) pela candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Segundo ela, esses investimentos são tão importantes quanto aqueles que são mais voltados ao crescimento econômico. Por isso, segundo a candidata, incluiu em seu programa de governo três propostas, avaliadas por ela, como fundamentais para o desenvolvimento da cultura no país.

Uma delas é a de instalar bibliotecas em cada um dos municípios de uma forma interativa e que possa despertar o interesse das pessoas para a leitura. As demais sugestões são a de expandir a oferta de salas de cinema e ampliar os pontos de cultura que “hoje já são mais de 5 mil”, disse.

Dilma Rousseff visitou a 29ª Bienal de Arte de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Ela propõe que toda a população, dos mais pobres aos mais ricos, tenha acesso à cultura. “Todo mundo tem de ter acesso a cultura, mas também permitir que se manifeste e democratize a produção cultural do Brasil”. A candidata petista sugeriu ainda que a cada intervalo entre uma Bienal e outra, a mostra fosse levada para outros locais.

Sobre as obras em exposição, a candidata destacou o trabalho da artista italiana Tatiana Trouvé, denominada 350 Pontos para o Infinito. O trabalho consiste em 350 prumos magnetizados que foram pendurados e mantidos a 1 centímetro do chão. Se um deles for tocado, todos os demais sofrem interferências em movimentos de destabilização do cenário.

Hoje à noite, Dilma Rousseff participa do primeiro debate na TV, no segundo turno das eleições presidenciais. Ela disse que o encontro, na Band, ajudará o eleitor a decidir em quem deve votar. “Espero um debate muito esclarecedor”.

Fonte: Agência Brasil