Sem categoria

BC constata estabilidade da atividade econômica em agosto

O nível de atividade da economia brasileira ficou estável em agosto na comparação com o mês anterior, de acordo com o indicador do Banco Central criado para tentar antecipar a tendência do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país).

O IBC-Br (Índice de Atividade do BC) passou de 139,13 para 139,12 pontos nesse período. O indicador tem se mantido praticamente no mesmo patamar desde março, depois do crescimento registrado no primeiro trimestre do ano.

Em relação a agosto de 2009, o crescimento foi de 6,4%, abaixo da expansão de 7,8% registrada na comparação entre julho de 2009 e de 2010. Em junho, o crescimento havia sido de 8,5% na comparação anual.

Nos oito primeiros meses do ano, o crescimento acumulado é de 9,11%. Em 12 meses, a expansão foi de 7,5%.

O IBC-Br é divulgado pelo BC mensalmente com base nas estatísticas de vários setores da economia disponíveis no momento e mostra grande proximidade com os números oficiais do IBGE.

Esse indicador é um dos fatores que são avaliados pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC), que ser reúne nesta quarta-feira para definir a taxa básica de juros, hoje em 10,75% ao ano.

O BC revisou alguns números em relação aos divulgados nos últimos meses.

Com agências