Dia Lilás leva milhares de mulheres às ruas de Belém

O Dia Nacional de Mobilização das Mulheres com Dilma realizado nesta quarta-feira (27) em todo Brasil, levou mais de 2 mil mulheres a uma grande caminhada pelas principais ruas de Belém, no Pará.

Milhares de mulheres declaram voto para Dilma e Ana Julia.

Além das mulheres, a caminhada teve a participação maciça de homens e jovens que também apoiaram o ato de Dilma para Presidente e Ana Júlia para governadora.

A vice presidente nacional do PCdoB e eleita deputada federal pelo Estado de Pernambuco, Luciana Santos, prestigiou o evento e trouxe seu apoio às mulheres do Pará. “Nosso grande desafio é fazer com que o Pará fique alinhado com o momento político que o Brasil vive. Um momento em que mais de 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza precisamos aprofundar nessas mudanças, e Ana Júlia representa junto com Dilma a concretização deste projeto”, disse.

Luciana Santos também ressaltou os ataques que as mulheres na política sofrem de seus adversários. “O voto ainda não é pelo gênero, se dá pela força econômica e circunstâncias locais, isso pesa porque vivemos em uma sociedade machista que ainda têm preconceito e estimula o voto contra a mulher. O exploramento da imagem da mulher com rebaixamento para o atraso similar como ocorreu com Dilma em nível nacional, ocorre também em nível local com Ana Júlia. Por isso, devemos dar um basta no preconceito, e elegermos Dilma Presidente e Ana Júlia governadora do Pará para avançarmos com as mulheres”, destacou a deputada federal.

Lene Campelo, presidente estadual do Partido Pátria Livre e uma das coordenadoras do Comitê Lilás lembrou que a caminhada organizada pelas mulheres também teve intensa participação de homens e jovens. “A nossa expectativa é que esta caminhada fortaleça na sociedade paraense que nesta eleição temos duas mulheres que além de nos representarem, representam o anseio do Brasil e do Pará seguirem no rumo certo”, frisou.

A secretária nacional de mulher da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Silva disse que: “A importância da mulher na política mostra que somos capazes de não apenas dirigir nossa família, mas dirigir o Pará e o Brasil. A mulher a frente com certeza tem um olhar diferenciado para o lado social. Votar em mulher significa ter mais creches, ter a rede Cegonha e muitos benefícios. Mulheres são capazes. O lugar de mulher é em todo lugar, inclusive na política”, ressaltou.

A presidente do diretório municipal do PCdoB, Leila Márcia também falou durante da caminhada e alertou que votar nos tucanos representa o atraso. “Aqueles que ainda estão em dúvida, não tenham dúvida, durante o governo do PSDB nosso Estado não teve desenvolvimento. A força do povo vai vencer, com a força da militância, com a força das mulheres”, enfatizou.

Já a vice prefeita do município de Ananindeua, Sandra Batista destacou a soberania da nação. “As mulheres vem as ruas reafirmar sua convicção que querem o melhor para o Brasil e o Pará. Nós queremos Dilma e Ana Júlia porque queremos a soberania do nosso país e do nosso Estado”, destacou.

De Belém;
Isa Arnour