Cidade na Itália proíbe roupa decotada e "indecente"
A administração da pequena cidade italiana de Castellammare di Sabbia aprovou na segunda-feira (25) um novo corpo de normas policiais que proíbe e multa pessoas que saírem às ruas com roupa "indecente", e penalisa também comportamentos considerados ofensivos "à decência e à moral".
Publicado 27/10/2010 00:42
O chefe da administração local, o prefeito direitista Luigi Bobbio, viu o novo conjunto de normas ser aprovado no Conselho Municipal por 17 votos a favor e 9 contra.
A medida causou polêmica não só na pequena cidade, que fica perto de Nápoles, na região central do país, como também por toda a Itália.
As 41 normas do regulamento policial criminalizam aqueles que jogarem bola na rua, que proferirem palavrões ou frases ofensivas em lugares públicos, que permaneçam em locais públicos sem camisa, além de criminalizar também os que tomam sol com trajes de banho nas praças e parques e aquelas que vão às ruas com saias consideradas "curtas" ou decotes considerados "exagerados", entre outros "crimes".
As multas vão de 25 a 500 euros (cerca de R$ 60 a R$ 1.200). A lei fez com que a cidade virasse notícia em dezenas de portais noticiosos.
Da redação, com agências