Sem categoria

Agnelo vence Roriz e é eleito governador do Distrito Federal

Agnelo Queiroz foi considerado governador eleito do Distrito Federal minutos antes das 18 horas. Na Esplanada dos Ministérios começaram a estourar os fogos e os carros buzinavam nas ruas comemorando o resultado. Com 75% das urnas apuradas, Agnelo estava com 66,44% dos votos válidos contra 33,56% dados a Weslian Roriz, mulher de Joaquim Roriz, o grande derrotado nessas eleição.

Agnelo vence Roriz e é eleito governador do Distrito Federal - Claúdio Avelar

O tempo chuvoso explica o comparecimento nas urnas, um pouco acima de 80%, contrariando as expectativas de alto índice de falta. A vitória de Agnelo não surpreendeu a cidade, que esperava a eleição do petista já no primeiro turno. A surpresa ficou por conta da ida de Weslian para o segundo turno, mas em função da boa votação dada ao candidato Toninho do PSOL.

Ex-ministro dos Esportes durante o primeiro Governo Lula (2003-2006), Agnelo Queiroz tem o apoio do presidente. Médico, uma de suas principais propostas é acumular o cargo de Secretário de Saúde para resolver os problemas na área.

Agnelo, na época filiado ao PCdoB, foi eleito deputado distrital constituinte em 1986. Chegou à Câmara Federal em 1994 e foi reeleito para o posto em 1998 e 2002. Deixou o cargo em 2006 para concorrer ao Senado contra Joaquim Roriz, tendo recebida expressiva votação. Nasceu em Itapetinga (BA), tem 51 anos, é casado com a também médica Ilza e pai de dois filhos.

De Brasília
Márcia Xavier