Sem categoria

Chávez exige fim da intervenção militar no Haiti

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, exigiu hoje o fim da presença de militares estrangeiros no Haiti, onde nos últimos dias uma epidemia de cólera agravou a crise humanitária.

“Até quando continuará a ocupação militar do Haiti com a cobertura da ONU? Com que moral se pode pedir ao povo haitiano que cesse seus protestos contra as tropas estrangeiras? O Haiti não quer ser um Porto Rico, isto é, uma neocolônia ianque, mas isso não tem a menos importância para a ONU ou a OEA”, advertiu desde seu espaço dominical “As Linhas de Chávez”.

De acordo com o presidente venezuelano, o mundo não pode permanecer impassível diante da situação no país caribenho.

A tragédia haitiana continua golpeando nossos corações, escreveu o estadista, que lamentou a morte de mais de mil pessoas como resultado do cólera, em uma nação devastada pelo terremoto de janeiro passado.

Chávez reafirmou a solidariedade ao Haiti. “A Venezuela seguirá prestando toda a ajuda todo o apoio que sejam necessários ao povo haitiano. Igualmente, faremos escutar nossa voz para multiplicar os esforços solidários desde a Unasul e desde a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Alba", assegurou.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Redação do Vermelho