Rio Zumbi 2010 celebra a cultura negra e a igualdade racial

No dia 20, data em que se comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra, o monumento de Zumbi dos Palmares foi reinaugurado, na Praça XI, no Centro do Rio, após passar por restauração.

Grupos religiosos e de dança, músicos e escolas de samba reforçaram a importância da raça negra na cultura nacional. A cerimônia começou bem cedo, com a lavagem do monumento por baianas, que representavam as antigas donas dos terreiros de samba da região, como Mãe Ciata.

O Rio Zumbi 2010 celebrou também os 100 anos da Revolta da Chibata, quando a determinação de João Cândido pôs fim ao castigo sofrido pelos marinhos negros. Foram oferecidas diversas atrações ao público, como seminários sobre as políticas públicas, shows com diversos grupos de origem africana, apresentação de capoeiristas e da Companhia de Teatro Nossa Sem Hora. Durante todo o dia a população pode contar com o que há de melhor na cultura nacional de forma gratuita.

O Ministro da Igualdade Racial e Direitos humanos, Elói Ferreira, compareceu ao evento e destacou a importância deste dia, como uma forma de reconhecimento da contribuição da cultura negra para o Brasil.