TVE deverá ser vinculada à Secretaria de Comunicação

Após reunião com a bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o governador eleito Tarso Genro (PT) confirmou a necessidade de alguns ajustes nos Projetos de Lei 274, 275 e 276/2010, que tramitam na Casa desde o último dia 16 e dispõem sobre a estrutura administrativa do futuro governo. "Discutimos sobre a necessidade da Uergs (Universidade Estadual do RS) ficar vinculada à pasta da Ciência e Tecnologia e a TVE à da Comunicação”, exemplificou Tarso.

A decisão preliminar, afirmou o futuro governador, é a de vincular a Fundação Cultural Piratini – TVE e FM Cultura à futura secretaria de Comunicação e Inclusão Digital. Tarso alertou, no entanto, que esta é apenas uma tendência, pois a televisão e a rádio deverão trabalhar com todo o governo. “É importante que ela preste serviço para todas as secretarias e não só para Cultura ou que seja orientada exclusivamente pela questão cultural”, afirmou. Atualmente, a Fundação Cultural Piratini está vinculada à secretaria da Cultura. 

Tarso voltou a falar sobre o conceito do seu governo: a transversalidade. Na futura administração, as áreas deverão atuar de forma integrada. “Com a transversalidade, será indiferente onde ficarão abrigadas as áreas. Elas serão elos para o cumprimento da função pública. Nosso critério, para decidir sobre isso, é pensar menos na política e mais na funcionalidade do governo”, ressaltou.

Sistema Público de Comunicação

Antes da reunião com a bancada do PT, Tarso Genro recebeu da Comissão de Profissionais de Comunicação do Estado um documento com sugestões para o organograma da Secretaria de Comunicação e com propostas de políticas públicas para a área.

O documento trata de três campos: comunicação institucional, comunicação pública e inclusão digital. Há uma preocupação também com a qualificação e investimentos nas mídias públicas como a TVE. A proposta do grupo é fortalecer o Conselho da Fundação Piratini e qualificar a programação da TVE, de modo que a emissora tenha um conteúdo crítico e tradutor de um projeto cultural e das reivindicações sociais.

Perguntado sobre a possibilidade de o seu governo assinar o contrato que já está de posse do governo estadual, que estabelece parceria com a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), Tarso disse que “isso ainda será examinado”. A parceria viabilizaria a migração da TVE e FM Cultura para um sistema público, ampliando investimentos e promovendo a qualificação técnica e da programação.

Fonte: Sul21