Sem categoria

Evo Morales agradece o apoio de Fidel Castro

O presidente boliviano, Evo Morales, reiterou nesta quinta-feira (25) seu respeito pela luta do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, e agradeceu o apoio deste ao seu governo. 

- Reprodução

 

Fidel é um "anti-imperialista comprometido com Cuba, com a América Latina e com o mundo", definiu o presidente numa coletiva de imprensa transmitida a partir de sua casa, enquanto se recupera de cirurgia no joelho esquerdo.

Morales recordou as suas trocas de opinião com o revolucionário cubano, quando ainda era um líder sindical dos plantadores de coca bolivianos, e as ocasiões em que recebeu de Fidel sugestões para fazer avançar a sua luta por mudanças na Bolívia.

Da mesma forma, o chefe de Estado sulamericano expressou a sua gratidão em relação às reflexões de Fidel Castro, a quem classificou como um anti-imperialistas que arriscou sua vida para seu povo e agora consegue superar sua doença.

Leia também

As reflexões de Fidel

As declarações do presidente boliviano são referentes às reflexões publicadas na quinta-feira (25), nas quais Fidel aplaudiu o discurso proferido por Evo na abertura da Nona Conferência de Ministros da Defesa das Américas, em Santa Cruz.

Na ocasião, Morales responsabilizou os Estados Unidos pelas tentativas de golpe ocorridas na região contra Honduras, Bolívia, Venezuela e Equador, e questionou os reais objetivos da suposta luta contra o tráfico de drogas liderada por Washington.

"Agradeço o apoio de Fidel publicamente", disse o estadista boliviano, ao mesmo tempo em que reafirmou a sua convicção a respeito da responsabilidade do governo dos Estados Unidos nessas ações.

Morales ressaltou, por sua vez, as voltas que deu a história das lutas sociais no continente e a maneira que o imperialismo estadunidense tenta sufocar esses movimentos que visam a acabar com a sua hegemonia na região.

Fonte: Cuba Debate
Tradução: Luana Bonone