Sem categoria

Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete Improved Orion

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta segunda-feira (6) a decolagem do foguete de médio porte Improved Orion, como parte da Operação Maracati 2. A operação deveria ter ocorrido no sábado, mas foi adiada por causa de um atraso no transporte dos equipamentos, tendo início somente à tarde.

O foguete permaneceu no ar por 5 minutos e 16 segundos e atingiu uma altura de 104 quilômetros, caindo a uma distância de 73 quilômetros da costa. Os testes desta segunda-feira ativeram-se aos meios de rastreio e sistemas de telemetria do CLA.

O diretor-geral do centro, coronel Ricardo Rodrigues Rangel, classificou a operação como um sucesso. "Tudo ocorreu conforme o esperado. É um padrão realizar a contagem regressiva simulada que ocorreu hoje e, como vimos que havia a possibilidade de fazer o lançamento já neste momento, nós o fizemos", disse Rangel.

O Orion é fruto de parceria entre o Brasil e a Agência Espacial Alemã. O foguete, considerado de médio porte, é adequado apenas para atividades de treinamento. Atinge altitude de 95 a 115 quilômetros e já é utilizado para treinamento e experimentos científicos na Alemanha.

A expectativa agora gira em torno do lançamento do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, marcado para o início da tarde do próximo sábado (11). Nesse processo, serão realizados aproximadamente dez experimentos do Programa Espacial Brasileiro de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) e também da Agência Espacial Alemã.

A primeira janela de lançamento está prevista para às 15 horas de sábado. Caso as condições climáticas sejam desfavoráveis, uma nova janela será aberta para domingo, também às 15 horas. "Nossa expectativa é de que as condições de vento ajudem a realizar esse lançamento já no sábado", afirmou Rangel. Por outro lado, se as condições climáticas forem extremamente favoráveis, existe também a possibilidade de o lançamento ser antecipado em 1 hora no sábado.

Este foi o terceiro lançamento do modelo em centros brasileiros. O primeiro ocorreu em 2008, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, e o segundo, em maio de 2009, no CLA, durante a Operação Maracati 1.

A Operação Maracati 2 tem o objetivo de avaliar os sistemas de monitoramento do foguete Orion. É uma preparação para o lançamento do VSB-30, foguete de médio porte que vai levar experimentos científicos da Agência Espacial Brasileira (AEB) para testes em ambiente de pouca gravidade.

Da redação, com agências Brasil e Estado