Sem categoria

Lukachenko destaca estabilidade política e social de Belarus

O presidente de Belarus, Alexander Lukachenko, destacou nesta segunda-feira (6) o êxito de seu país em manter a estabilidade política e social, apesar da crise global que impediu seu país de cumprir as metas econômicas traçadas para este quinquenio.

Ao falar na 4ª Assembleia Popular de Toda Belarus, Lukachenko assinalou que ninguém pode resolver os problemas e tarefas para este país, "só o podemos fazer nós mesmos", considerou.

Lamentavelmente, no período que se encerra agora, foi impossível cumprir com todos os planos, inclusive o crescimento previsto do Produto Interno Bruto e da produção agrícola, assim como a diminuição do saldo negativo comercial que o país desejava.

"Tal situação se deve, em parte, ao efeito da crise global nas exportações, os preços dos combustíveis (o gás encareceu quatro vezes e o petróleo duplicou de preço nos últimos cinco anos) e a lentidão das decisões da direção", esclareceu.

O dirigente belarusso destacou que a nação desenvolve uma estratégia para a exploração de jazidas no estrangeiro, como já ocorre na Venezuela, enquanto procura incrementar a de petróleo crudo hidrocarbonado, preferencialmente na Rússia.

Além disso, Belarus deverá atrair o investimento estrangeiros para intensificar a extração de minerais como ferro, xisto, linhito, potássio e outros minerais não metálicos, apontou o chefe de Estado, que deverá concorrer à reeleição por mais cinco anos de mandato no próximo dia 19.

Por outro lado, no plano social, foi dada uma atenção especial às mães, sobretudo às famílias com mais de três filhos, e ao mesmo tempo o Estado garantiu a entrega de apartamentos gratuitos para famílias que tenham quatro filhos ou mais, destacou.

Da mesma forma, será simplificado o sistema fiscal e os cidadãos pagarão sete impostos principais e realizarão 11 declarações tributárias, em lugar de 30 como até agora, destacou Lukachenko.

Fonte: Prensa Latina