Sem categoria

Por que o PMDB da Câmara "trocou" pasta das Cidades pelo Turismo

Quem não participou das negociações estranha o fato de os deputados do PMDB terem perdido a indicação do ministro das Cidades do governo Dilma Roussef, em troca da pasta do Turismo.

A presidenta eleita acabou levando, digamos, a culpa. Como se tivesse passado a perna nos peemedebistas oferecendo um ministério fraco em troca do forte. Mas, segundo integrantes da cúpula do próprio PMDB, a história não foi bem assim.

Foi o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, quem propôs a troca. É que Dilma havia oferecido a pasta da Cidades à bancada do PMDB com o nome do ministro indicado por Michel Temer: o ex-governador do Rio Moreira Franco.

Mas o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), braço direito de Henrique Eduardo Alves, estrilou. Como o governador do Rio, Sérgio Cabral, também não morria de amores pelo indicado – e a bancada federal se juntou ao coro, reclamando do fato de Moreira não ser deputado –, Henrique Eduardo Alves então propôs a troca das pastas.

Com isso, também acenou com um gesto de boa vontade para o PP, partido que tentava seduzir na época, quando ainda pensava em disputar com o PT a presidência da Câmara.

Moral da história: não foi Dilma que passou a perna nos deputados peemedebistas; foi o PMDB da Câmara que se embaralhou nas próprias pernas e trocou Cidades pelo Turismo.

Amigo do líder é o mais cotado

O líder Henrique Eduardo Alves apresentou oficialmente seis nomes da bancada de deputados do partido para o comando do Ministério do Turismo. Mas, nos bastidores, informou a Antônio Palocci que o nome de sua preferência pessoal é o do colega do Maranhão, Pedro Novaes.

Os outros nomes apresentados foram: Almeida Lima (SE), Mendes Ribeiro (RS), Fátima Pelais (AP), Leonardo Quintão (MG) e Marcelo Castro (PI).

PTB não gostou da idéia

Enquanto o PMDB indica nomes para a pasta do Turismo, o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO) diz que o partido mantém sua demanda pelo Ministério.

A pasta foi comandada pelo PTB nos primeiros quatro anos do governo Lula, com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, assim que o Turismo foi separado dos Esportes.

"Temos conversado com os interlocutores do novo governo e, até amanhã, marcaremos uma reunião minha com o Gim Argello e a equipe de transição. Nossa demanda continua sendo o Turismo, até porque quem deu capilaridade e visibilidade a esse ministério fomos nós", disse Arantes ao Poder Online

Fonte: Poder Online