Sem categoria

Rio de Janeiro receberá memorial em homenagem a Stuart Angel

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH), ligada à Presidência da República, irá inaugurar na próxima quinta-feira (9), no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, o memorial em homenagem a Stuart Edgar Angel Jones, morto sob tortura em 1971 pelas forças de repressão política da ditadura militar (1964-1985).

Stuart era estudante de economia, militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e foi campeão de remo pelo Flamengo (1964 e 1965). Ele era filho da estilista Zuzu Angel e irmão da jornalista Hildegard Angel. Apesar da campanha internacional realizada pela estilista, seu corpo nunca foi entregue à família.

A procura da mãe pelo filho é contada no filme homônimo Zuzu Angel, de Sérgio Rezende, e também inspirou Chico Buarque, que fez a letra da canção Angélica (com Miltinho, do MPB4). Zuzu, foi vítima de um suposto acidente de carro no Rio em 1976, mas sua morte também é atribuída às forças de repressão da época. Algum tempo antes do acidente, a estilista escreveu uma carta ao compositor dizendo que corria risco de morrer.

Informações Agência Brasil