Sem categoria

Cenário de incerteza na economia europeia

A incerteza persiste sobre a economia europeia, devido à crise da dívida no velho continente, reconheceu o Banco Central Europeu, em comunicado emitido na última quinta-feira (9)

O boletim mensal da instituição precisou que embora nos últimos meses os bancos tenham ampliado a concessão de crédito ao setor privado, é necessário aumentar a disponibilidade do mesmo diante de uma maior aumento da demanda.

O chamado guardião do euro assinalou que em alguns países da zona da moeda comum a preocupação em torno de posições fiscais insustentáveis e a vulnerabilidade frente às flutuações dos mercados continua elevada.

Nesse sentido, insistiu na necessidade de trabalhar no saneamento das finanças públicas para reduzir os riscos e estimular o crescimento sustentado.

O BCE opinou que os membros da Eurozona devem estabelecer estratégias de consolidação credíveis, sobretudo naqueles países com elevado déficit fiscal. Para isso, o BCE considera imprescindível efetuar uma reestruturação adequada do setor bancário.

As indicações do Banco Central Europeu vão no sentido de intensificar ainda mais as políticas fiscalistas, monetaristas e recessivas, que têm por conseqüência cortes dos gastos públicos, comprometendo o crescimento econômico, o emprego e os direitos sociais.

Com informações de Prensa Latina