Prefeitura de Passé comemora prêmio nacional em saúde e educação

Ao longo deste ano, a cidade de São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador, contabilizou importantes conquistas nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e assistência à mulher. A avaliação é da prefeita Tânia Portugal (PCdoB), que está à frente da gestão municipal desde 2005, reeleita em 2008. Os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio e a premiação por excelência na gestão da saúde pública, por exemplo, ratificam o balanço positivo apresentado pela comunista.

Passé

A Secretaria Municipal de Educação recebeu o Prêmio Gestor Nota 10 durante a 5ª Jornada de Secretários de Educação, realizada em Balneário Camboriu, Santa Catarina, no último dia 18. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009 ainda aponta Passé como o município de melhor desempenho na Região Metropolitana e o 15º no total dos 417 da Bahia. E, na última avaliação do ENEM, o Colégio Municipal Dr. João Paim ficou entre as 20 escolas públicas do estado com melhor nota.

Em setembro, Passé foi uma das seis cidades baianas congratuladas na 7ª edição do Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, que laureou as 100 melhores cidades do Brasil em termos de competência na gestão do setor. “O prêmio representa o reconhecimento e o trabalho que a Secretaria de Saúde do município desempenha, e o compromisso de todos em desenvolver uma saúde pública de qualidade para os cidadãos”, afirmou a prefeita. A premiação justifica-se por conta dos 100% de cobertura nos atendimentos realizados pelo Programa Saúde da Família – PSFs, a oferta de serviços de média complexidade, uma policlínica com 18 especialidades, e um hospital com pronto atendimento 24 horas e ambulância do tipo SAMU.

Ainda na área de saúde, a Prefeitura firmou um convênio com a APAE-Salvador para oferecer, em São Sebastião do Passé, o Programa de Triagem Pré-Natal, que permite o diagnóstico célere de doenças como HIV, Toxoplasmose, Rubéola e Hepatite C, minimizando o tempo de resposta do exame e, consequentemente, diminuindo a demanda na área do pré-natal. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades de Saúde da Família foram capacitados na nova técnica de triagem, que reduz em cerca de 30% os custos dos procedimentos, além das despesas com material de coleta, armazenamento e transporte.

Em se tratando de geração de empregos, a Prefeitura comemora a implantação do Parque Industrial Mário Muniz Pacheco, com capacidade para abrigar até 14 indústrias e estimativa de produzir 50 empregos diretos e 500 empregos indiretos após a conclusão de todas as fases de implantação. Os investimentos iniciais são da ordem de R$ 5 milhões e a primeira fábrica do novo Parque foi inaugurada em outubro – a Green Vision, que produzirá grama sintética para o mercado interno e externo, incluindo a Copa do Mundo de 2014. “É uma grande conquista da atual gestão para os sebastianenses, uma vez que não existiam projetos para a instalação de fábricas no nosso município”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, Vicente Neto.

A cidade também apresentou avanços nas políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com a inauguração do Núcleo de Atendimento para Mulheres em Situação de Violência – NAM, no dia 26. A unidade é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e presta atendimento gratuito e acolhimento a mulheres de Passé e região. “A nossa gestão vem buscando consolidar políticas públicas que garantam os direitos conquistados pelas sebastianenses, combatendo todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres”, ratificou Tânia Portugal.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Prefeitura de São Sebastião do Passe