Sem categoria

Atividade econômica na zona do euro desacelera em dezembro

A atividade econômica nos 16 países que compõem a zona do euro dá sinais de desaceleração em dezembro, segundo a empresa de pesquisas Markit Economics. A prévia do Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), indicador que reúne dados de emprego, produção e serviços na região, recuou de 55,5 pontos em novembro para 55 pontos em dezembro, apesar do forte avanço na Alemanha. Resultados acima de 50 pontos indicam expansão.

“Embora ainda esteja acima das leituras de setembro e outubro, e continue indicando crescimento robusto, a medição de dezembro indica que a taxa média de crescimento no quarto trimestre é a mais fraca desde o primeiro trimestre”, afirma a Markit Economics em relatório. “Os resultados de dezembro evidenciam amplas divergências na zona do euro. A taxa quase recorde de crescimento na Alemanha e a robusta expansão na França contrastam com a desaceleração para uma quase estagnação nos outros países do bloco.”

O último trimestre do ano, segundo a entidade, foi o pior de 2010 em termos de novos negócios. A produção cresceu na indústria, mas desacelerou nos serviços. O aumento no ritmo das exportações de manufaturados, para o maior passo desde maio, entretanto, sugere uma recuperação no comércio internacional. “Os fabricantes parecem estar se preparando para uma maior expansão na produção nos próximos meses”, destaca a Markit Economics.

Na Alemanha, o ritmo de crescimento da atividade econômica acelerou a uma velocidade vista poucas vezes ao longo dos últimos 13 anos. De acordo com a Markit Economics, este deverá ser o melhor trimestre de expansão na economia alemã desde os primeiros três meses de 2007.

O emprego na zona do euro cresceu pelo oitavo mês seguido, embora a um ritmo menor que o verificado em novembro. Ainda assim, a expectativa é de que este seja o melhor trimestre em geração de vagas desde os primeiros três meses de 2008.

Fonte: Valor