Centro de São Luiz do Paraitinga torna-se patrimônio nacional
O ano de 2010 será um marco na história de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Depois da enchente que assolou a cidade nos primeiros dias do ano, um trabalho realizado pela comunidade, integrada com os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), proporcionou a reconstrução e tombamento do centro histórico do município, concretizado no último dia 9. A delimitação da área de tombamento do conjunto urbano abrange mais de 450 imóveis.
Publicado 17/12/2010 03:27
Em meio às montanhas da Serra do Mar, a importância do município histórico de pouco mais de 10 mil habitantes inclui a paisagem natural. O tombamento inclui a preservação visual do entorno, que compreende o "mar de morros", que envolve a cidade e forma uma moldura verde que valoriza o conjunto arquitetônico. A área total de preservação visual ultrapassa 6,5 mil metros quadrados.
Está prevista para 2011 a compra de um imóvel pelo Iphan para criação de uma Casa do Patrimônio no centro histórico de São Luiz do Paraitinga.
Será um centro de referência em preservação de todo o Vale do Paraíba, com um escritório técnico do Iphan, para promover a aproximação do Instituto com a população local.
No espaço, serão realizadas atividades educativas e culturais, como oficinas, seminários, palestras, conversas, orientações técnicas, exposições e eventos em geral.
Fonte: Boletim Em Questão