Sem categoria

Após Bolívia, Equador também reconhece Estado palestino

O presidente equatoriano, Rafael Correa, assinou o reconhecimento oficial do governo do Equador do Estado palestino como livre e independente, com suas fronteiras desde 1967. O mesmo reconhecimento foi feito pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, na última quarta-feira (22). Morales e Correa passam a reconhecer o Estado palestino, como fizeram o Brasil e a Argentina neste mês.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Equador, o reconhecimento foi feito por meio de comunicação oficial dirigida pelo presidente Rafael Correa ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

O embaixador do Equador junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, entregou, nessa mesma data, a nota ao embaixador palestino.

Infelizmente, acrescenta, o Oriente Médio continua a enfrentar guerras e atos de violência que levaram à morte muitas pessoas inocentes, o que contrasta com a posição humanista e pacifista estabelecida pela Constituição do Equador.

Reivindicação legítima

Este reconhecimento busca a reivindicar a aspiração válida e legítima do povo palestino de ter um Estado livre e independente, diz o comunicado.

O reconhecimento foi legitimado pelas resoluções 242 e 338 do Conselho de Segurança da ONU e pela iniciativa de paz árabe aprovada na Cúpula de Beirute em 2002.

Este reconhecimento, conclui o documento, será essencial para alcançar, através do diálogo, negociação para a coexistência pacífica entre os países da região.

Fonte: Prensa Latina
R=Tradução: Luana Bonone