Sem categoria

Israel quis levar a Faixa de Gaza ao colapso, diz WikeLeaks

Documentos da diplomacia estadunidense divulgados nesta quarta-feira (5) pelo WikeLeaks mostram que Israel pretendia levar a Faixa de Gaza ao colapso econômico, político e social.

De acordo com os textos, o governo israelense queria apenas evitar uma crise humanitária de grandes dimensões em função da repercussão negativa que tal fato geraria em todo o mundo e das pressões conseqüentes contra o Estado judeu.

O território abriga 1,3 milhão de palestinos. O site teve acesso a telegramas enviados de Israel aos EUA em 2008 sobre o progresso da economia de Gaza. A revelação é mais uma prova de que, sob a proteção do imperialismo norte-americano, Israel segue praticando uma política de terrorismo de Estado contra os palestinos.

Mostra também que o ex-presidente Lula está coberto de razão quando diz que não se deve esperar paz no Oriente Médio enquanto as negociações nas regiões foram conduzidas sob a batuta dos EUA, que semeiam o terror da guerra com o único propósito de ampliar o domínio sobre o petróleo que por ali abunda.

Com agências